
5 lições que o Rock in Rio ensina sobre empreendedorismo
Festival é um case de sucesso que serve de inspiração para os empreendedores
O Rock in Rio já começou gigante. Mas, até ele nascer, foi preciso superar desafios e propor soluções. Ao longo de seus 37 anos de história, o festival se tornou um dos maiores exemplos de empreendedorismo, ao redefinir o conceito de festivais de música e expandir a marca até mesmo para fora do Brasil.
Ao todo, foram mais de 237 mil empregos gerados, mais de 10 milhões de ingressos vendidos e 12 milhões de fãs online. Além disso, 76 milhões de pessoas foram impactadas por conteúdos do Rock in Rio nas redes sociais somente na última edição.
Esse sucesso, claro, não aconteceu da noite para o dia. Foi preciso muito trabalho e dedicação para tirar a ideia do papel e fazer com que ela continuasse relevante ao longo dos anos. Por isso, nós listamos 5 lições de empreendedorismo que você pode aprender com o evento.
Conheça o mercado e entenda o seu público
Quando o Rock in Rio começou, em 1985, havia uma carência de festivais no Brasil e o público estava ávido por uma mudança de cenário. Entender isso foi essencial para o sucesso do festival, que trouxe, pela primeira vez, diversas atrações inéditas para o Brasil.
Mas não foi somente isso! Também foi preciso entender que tipos de bandas e artistas despertavam o interesse das pessoas na época. Ou seja, é importante ficar atento ao público-alvo para identificar a melhor forma de se conectar com ele. Seja na produção de conteúdo ou na personalização do produto ou serviço.
Além disso, é preciso lembrar que o público não é estático e que seus interesses podem mudar a qualquer momento. Acompanhar essas mudanças é fundamental para manter o interesse. Isso pode ser visto, por exemplo, na variedade de estilos musicais que o Rock in Rio oferece.
O festival começou focado no rock e expandiu o seu line-up para atender às expectativas dos fãs, que desejavam mais diversidade de ritmos no evento. A prova de que a estratégia deu certo é que o Rock in Rio mantém sua relevância até hoje, como o maior festival de música e entretenimento do mundo.
Valorize a experiência do cliente
Responda rápido: quantas vezes você gostou de um produto, mas não comprou porque o atendimento deixou a desejar? Garantir uma boa experiência é a chave não só para atrair o público como para fidelizá-lo!
Por isso, da compra dos ingressos até a saída do festival, o Rock in Rio pensa em todos os detalhes para que a experiência do cliente seja tranquila e agradável. Afinal de contas, a jornada não começa nem termina na Cidade do Rock.
Seja qual for a área do seu negócio, é importante fazer uma análise dos pontos que podem ser melhorados e quais podem representar problemas no futuro. Saber quais aspectos precisam de mais atenção é essencial para definir prioridades e encontrar soluções.
O contrário também é válido! Se você sabe quais são os pontos fortes da sua experiência de compra, valorize-os através de conteúdos que mostram essas qualidades e certifique-se que eles estão sendo executados da melhor forma possível.
Fortaleça a imagem e o propósito da marca
É só mencionar o Rock in Rio que uma imagem bem específica já vem à mente, não é? Isso acontece porque o festival fez um trabalho intenso para associar a marca a sentimentos como a emoção de ouvir sua banda preferida ao vivo, a empolgação de curtir um show com os amigos e, até mesmo, ao estilo descolado do Rio de Janeiro.
Por isso, mesmo quando o evento aconteceu em outros lugares, ele manteve o mesmo nome. Como foi o caso do Rock in Rio Lisboa, por exemplo. O objetivo era manter o espírito que o festival carrega desde a primeira edição e pelo qual ele é reconhecido no mundo inteiro.
Além disso, esses temas são trabalhados estrategicamente em todos os canais do Rock in Rio, sejam eles físicos ou digitais. Isso também é importante para que a imagem do festival esteja sempre na cabeça das pessoas.
Claro, nem todo mundo tem o orçamento do Rock in Rio, mas é perfeitamente possível adaptar a estratégia para a realidade do negócio e usar as redes sociais ao seu favor. A criação de conteúdos de qualidade e um bom ritmo de interação com o público já são dois passos importantes para melhorar o engajamento da sua marca.
Conte com a ajuda de bons parceiros
Ao contrário do que possa parecer para quem começa o próprio negócio, você não precisa resolver tudo sozinho! E um dos segredos para o sucesso do Rock in Rio é, justamente, a ajuda dos parceiros. Desde a primeira edição do festival, foi preciso encontrar uma série de patrocinadores, apoiadores e fornecedores para viabilizar o evento.
Mas não é qualquer empresa que ganha o título de parceiro não! O critério para a seleção é rigoroso e avalia aspectos como exclusividade no segmento, potencial, lealdade e resultados alcançados. Isso é essencial para encontrar parceiros qualificados e que compartilham dos mesmos princípios e ambições que você e o seu negócio.
Lembre-se: seus parceiros devem facilitar a sua rotina e ajudar a alcançar os seus objetivos. Por isso, analise bem antes de fazer a sua escolha. Mesmo que a função do parceiro dentro do negócio seja pequena, ela pode fazer a diferença para uma boa experiência do cliente.
Não desista diante das dificuldades
Em 1985, poucos artistas internacionais tinham interesse em se apresentar no Brasil. Os patrocinadores também não estavam dispostos a arriscar tanto dinheiro em um festival, já que um evento de tamanha magnitude nunca tinha acontecido no país.
Romper essas barreiras foi fundamental para que o Rock in Rio acontecesse e o sucesso das primeiras edições do evento ajudou a acabar com a desconfiança e o receio que muitos ainda carregavam.
Com isso, o festival ensinou que é preciso persistir durante as fases difíceis e não deixar que elas desencorajem a realização de um sonho. Afinal de contas, todos os negócios passam por dificuldades. Ter a força de vontade necessária para superá-las é o que diferencia os grandes negócios do restante.
Fonte: https://blog.portoseguro.com.br/5-licoes-que-o-rock-in-rio-ensina-sobre-empreendedorismo