
Cidadania Fiscal
Receita Federal em Santa Maria/RS destina mercadorias para projeto de extensão focado em alfabetização de adultos
Projeto busca a alfabetização de selecionadores de materiais recicláveis.
Na última quarta-feira, 16 de julho, a Delegacia da Receita Federal em Santa Maria/RS realizou a entrega de mercadorias apreendidas destinadas para a Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria, a Asmar.
Foram destinadas mercadorias que serão utilizadas no projeto de extensão de alfabetização dos associados, chamado “Café com Letras: escrevendo novos caminhos”, desenvolvido pelo Observatório de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Asmar. No projeto, os alunos bolsistas da UFSM visitam o barracão da Asmar e dão aulas para os recicladores no local de trabalho.
“Muitos deles têm vergonha da falta de estudo e têm crianças pequenas, Não conseguem trabalhar durante o dia e estudar à noite, no EJA”, comentou Margarete Vidal, presidente da associação. “As aulas acontecendo dentro da Asmar tiram esse receio. ”
O valor total da destinação foi de R$ 42.504,34.
Entre as mercadorias destacam-se aparelhos de ar-condicionado, que serão instalados no local onde as aulas são realizadas (refeitório), televisor de 50 polegadas e sistema de som para passar vídeos. Quanto ao material escolar, foram destinados estojos, mochilas, kits de atividades, marcadores de texto, e canetas. Também foram destinados, com foco no projeto, uma impressora e kits de artesanato com miçangas contendo letras do alfabeto.
A associação também recebeu itens de cozinha para o refeitório, jarras elétricas, toalhas de banho e rosto, roupas, pantufas, cobertores e brinquedos infantis, para serem distribuídos entre os associados.
Segundo a presidente da associação, Margarete Vidal, eles pretendem distribuir os itens que não são relacionados com o projeto de forma gradual, em momentos como Dia das Crianças, aniversários e Natal. A professora que coordena o Projeto Café com Letras, Jane Schumacher, também comentou que “com os materiais, os trabalhadores que estão participando do Café com Letras e demais trabalhadores terão em seu espaço de trabalho melhores condições. A qualidade de vida no ambiente de trabalho contribui no processo de formação”.
A Asmar é uma grande parceira da Receita Federal em Santa Maria/RS, recebendo material destruído, como vidro, metal e papelão, e ajudando para que os processos envolvendo mercadorias apreendidas sejam cada vez mais corretos do ponto de vista ambiental.
Atualmente, a Asmar conta com 32 famílias associadas. No entanto, segundo dados da Secretaria de Assistência Social de Santa Maria, mais de 2 mil pessoas no município sobrevivem da reciclagem. Uma das metas do projeto é alcançar essas pessoas.

destinação mercadorias

destinação mercadorias